“O Brasil não é para principiantes” – III/IV

E, quando a Petrobrás cresceu sob Lula – graças principalmente ao preço do petróleo ter aumentado bastante, a quantidade de dinheiro voltando para os corruptos cresceu também para proporções verdadeiramente gigantescas. É o maior escândalo de corrupção na história de qualquer democracia na Terra – Bilhões de dólares. Um cara ofereceu – porque, você sabe, ele está assustado, devolver todo o dinheiro que ele pegou em subornos, de volta para o governo brasileiro. Essa quantidade de dinheiro é de 100 milhões de dólares! Um cara! ($100M is roughly the amount that was spent on EVERY Democratic congressional campaign in 2014 COMBINED. And this is WAY TOO MUCH. BUT ONE GUY!23694300-lava-jato

Muita gente está indo para a prisão. Isso não está acabando em pizza. Por volta de cem parlamentares no Congresso brasileiro – quase um quinto de todos os membros do Congresso – estão sob investigação agora.Nenhum partido político está livre de culpa. Mas o Partido dos Trabalhadores – que estava no poder na época e também teoricamente tinha que ser o partido contra esse tipo de corrupção – está recebendo a maior parte do dano.

37adba5717a69d8f23cdafd929933e1eMas é mais do que só a proporção, é também o pior momento, as pessoas estão propensas a não gostar do governo agora, porque o Brasil está no meio de uma recessão gigantesca. O escândalo resultou em muita gente perdendo do emprego, a epidemia do vírus Zica está atrapalhando o turismo, a retração da economia chinesa é terrível para o Brasil, empréstimos massivos para grandes empresas não trouxeram crescimento econômico e se você passou por um posto de gasolina recentemente, você sabe que o petróleo não é tão lucrativo quanto era (o preço da gasolina lá fora está baixo).

Tudo tem sido difícil para os políticos e cidadãos, o Brasil teve implementar medidas de austeridade para fazer com que o orçamento batesse com a receita, Mas é mais que a proporção e o momento ruim, o Brasil também, na sua maioria, não gosta da Presidência atual. Eles simplesmente não gostam dela. Dois terços da população, de acordo com uma pesquisa recente, querem o “Impeachment”.

Mas é mais do que a proporção, a economia e a Presidente que ninguém gosta, é também o Juiz Moro, um cara que tomou lições de uma campanha na Itália dos anos 90 para derrubar a Máfia. Um cara que está disposto a fazer acordo com criminosos se isso significar descobrir mais sobre o escândalo. Um cara que não se importa em torcer as regras – se isso significa conseguir apoio do público – e um cara que não parece se importar em ser endeusado e venerado por boa parte do público brasileiro.

Procurando por uma pessoa não política para depositar a fé, os brasileiros pegaram o amor que eles perderam pelo Lula e o colocaram no Juiz Moro.
Ele diz que não tem interesse em política. Mas ele não tem realmente agido de acordo e, se Rousseff for impedida – e tem duas comissões rentando impedi-la – muita gente iria querer que o Juiz Moro se candidatasse.dilma-charge-petrobras

Mas é mais do que a proporção, a economia, a presidente e o Juiz carismático que não deixa prisioneiros – ou melhor, que pega muitos prisioneiros, é também essa divisão partidária profunda e meio feia no Brasil.

Ninguém sabe o quanto Lula e Rousseff estavam envolvidos no escândalo da Petrobrás – ou se eles realmente estavam envolvidos – mas, não parece que ninguém está esperando o processo correto acontecer para fazer o próprio julgamento.

Continue a ler esta matéria…

 

Leia também:
“O Brasil não é para principiantes” – I/IV
“O Brasil não é para principiantes” – II/IV
“O Brasil não é para principiantes” – IV/IV (Assista ao vídeo em sua íntegra)

Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: