Cansado e frustrado – ressaca do impedimento

Uma sensação de cansaço, de insatisfação é tudo o que restou após horas e horas de protestos, de manifestações ou até mesmo, em frente a um aparelho de TV acompanhando o desenrolar dos acontecimentos na Câmara Federal em Brasília/DF.

1150vc0010De um lado, a natural decepção e frustração dos que acreditaram nas promessas vazias de um partido vazio, há relatos ou boatos de que após a derrota na Câmara, alguns nem sequer receberam seus sanduíches e o pagamento acordado. Além de promessas de retaliações e de projetos de vinganças pessoais, o que sobrou para o lado perdedor na votação da admissão do processo de impedimento da presidente, foram alguns resquícios de luta, ameaças de tumulto, pandemônio instalado, ainda na esperança de se possa reverter a situação nessa nova votação no Senado Federal que ocorrerá nos próximos dias.
Na expressão desses brasileiros se vê o desgosto de uma derrota nunca imaginada, seus ícones, seus incentivadores jamais havia sequer citado a possibilidade de algo assim acontecer. Faltam-lhes chão.

Por outro lado o que se vê não é um quadro muito diferente disso, com outras situações. Uma sensação de cansaço, de desilusão, de descoberta do longo horizonte a percorrer para atingir as finalidades, de entender que o desgaste físico, mental e moral, foi descomunalmente maior ao que se imaginava. O preço pago para que apenas se conseguisse quebrar uma unha do titã foi alto, famílias dividiram-se, perderam-se amigos, o País subdividiu-se em partes diferentes, com opiniões divergentes.

O que a razão espera agora é a união das partes feridas e destroçadas oriundas dessas contendas todas a que se submeteram irmãos brasileiros, o processo de renovação está iniciado. Precisamos entender que se o processo abortar a esta altura, as consequências serão piores do que a situação em vivíamos anteriormente.

Brasília- DF13-12- 2015 Foto Lula Marques/Agência PT Manifestação em Brasília. Manifestantes pedem impeachment da presidenta Dilma. Esplanada dos ministérios.
Brasília- DF13-12- 2015 Foto Lula Marques/Agência PT Manifestação em Brasília. Manifestantes pedem impeachment da presidenta Dilma. Esplanada dos ministérios.

Mais que a execução do ato de impedimento da presidente é a ruptura de um estigma que se criava nos seios da sociedade brasileira. Com níveis diferentes de entendimento político, a população se digladia física e verbalmente para defender seus pontos de vista não muito perficientes e isso tem de acabar. Está mais que na hora de darmos as mãos e pensarmos em como iremos reconstruir esta Pátria.
Haverá ainda muita hematidrose para que as coisas entrem nos trilhos da recomposição da caminhada de um País quase destruído. Não haverá possibilidade de impingirmos responsabilidades apenas aos governantes sem assumirmos parcela dos ônus da recuperação. E para isso, faz-se necessário a união de todos. Todos perderão, teremos todos que nos sacrificar para conseguirmos começar a girar a roda da economia.
Entendam brasileiros…

#Disse
Carlos Leonardo

Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: