EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – I

Com minha visão um tanto crítica quanto à situação em que vivemos em nosso País, posso afirmar com toda certeza, apesar de alguns amigos antimilitares fazerem questão de afirmar que esta matéria era uma espécie de lavagem cerebral nas crianças nas idades escolares da época, acredito piamente que a falta dela está nos causando grande parte dos problemas que hoje temos no relacionamento com os jovens.

Sem terem noção qualquer de civismo, os jovens desconhecem por completo o teor dessa antiga matéria curricular nos anos básicos de estudo. Agrava-se ainda mais o problema quando deparamos com professores que desconhecem por completo essa matéria e quando têm uma pequena noção do que seja, por cultura radical esquerdista neles arraigados, lutam e protestam contra a existência da mesma.

Há algum tempo atrás, quando estava programando um site educacional que iria lançar, deparei-me com a matéria a qual transcrevo em sua íntegra, autorizado por sua autora, a qual fiz contato e solicitei.
Quebrarei o material em diversas páginas para facilitar a leitura e compreensão. Acredito que diante de tanta coisa errada que existe neste País, talvez esse material possa a vir a ajudar alguns que também estejam cansados de ignorância e visão distorcidas.
Boa leitura.

 

#Disse
Carlos Leonardo

 

 

 

 martinasanchez Martina Sanchez

Sou paulista, nascida em Piraju. Formação universitária (Geografia e Pedagogia); Escritora. (Literatura infantil e Infanto-juvenil) – pesquisa em Naturismo, Esoterismo e Ciências Avançadas; e Poesias (inéditas). Em busca de novos horizontes espero partilhar conhecimentos, experiências, valores e sonhos por um mundo de Paz, Luz e Fraternidade. O entusiasmo pela novidade nos levou sempre a enfrentar os desafios e nos ensinou que a vida só tem valor se “cultivarmos nosso jardim” com boas realizações.

 


 

CONCEITO E IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA.

A palavra “Moral” vem do latim “mores”. Significa: conduta, modo de agir, costumes, comportamento.
“Moral é uma ciência que estuda os costumes, ou seja, a conduta do homem”. Ela estuda tudo o que o homem faz de acordo com sua vontade.
A Moral nos dá a Lei Moral que nos ordena o que é correto e nos proíbe o que é errado.
Os nossos deveres morais são: pessoais e sociais.

Portanto, através da moral e sua lei, nós vamos determinar a nossa conduta dentro da sociedade em que vivemos.
Civismo é o amor à Pátria e o cultivo de suas tradições.
Cada pessoa vivendo em comunidade, cumprindo os seus deveres e aprendendo a engrandecer sua Pátria estará praticando um ato cívico.
A disciplina Educação Moral e Cívica foi criada para contribuir para a formação do povo brasileiro.
Sabe-se que para agir bem é necessário conhecer-se bem. Portanto, para ser um bom cidadão é necessário que cada um conheça os seus direitos e seus deveres morais, cívicos e políticos, como cidadão.

O mundo em que vivemos apresenta numerosos problemas. Diariamente temos conhecimento de fatos ocorridos em todas as partes do mundo. Por isso é necessário não só formar o caráter dos jovens, como também orientá-los, esclarecê-los afim de que não se percam os ideais sonhados por nosso povo ao longo dos séculos. O desenvolvimento do Brasil é importante, mas também é dever conservar suas instituições democráticas e cristãs, cujas bases podem ser abaladas pela subversão e pelo terrorismo.
Uma geração mais consciente de suas responsabilidades morais, cívicas e políticas, estará em condições de assumir a defesa da Pátria.

Não perecerá a Nação, nem sua tradição de liberdade e justiça, desde que os seus filhos levem gravados em seus corações estas palavras: –“A Pátria precisa de mim, não faltarei ao seu chamado”.


 

Outros Tópicos do tema

EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – II
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – III
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – IV
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – V
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – VI
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – VII
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – VIII
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – IX
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – X
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – XI


Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: