EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – III

MORAL E RELIGIÃO

 MORAL é a ciência dos costumes ou dos deveres. A Lei Moral é a norma de conduta imposta pela consciência. Ela indica os deveres morais que são sociais e pessoais.

RELIGIÃO é o culto a uma divindade. é a crença na existência de um ser supremo como causa, fim ou Lei Universal. O sentimento religioso nasceu com o homem. No princípio ele adorava as forças da Natureza. Como ele não as compreendia, procurava explicá-las com os mitos. É através dos mitos que tentaram explicar a criação do homem e do mundo, a sucessão das estações do ano, etc.

Os povos primitivos que viviam e ainda vivem em pequenos grupos fechados, regulavam e ainda orientam sua vida e conduta através dos ritos ou cerimônias.

Há diversas formas de religião. As mais primitivas são as religiões fetichistas ou animistas e não fazem distinção entre o que é sagrado e o que é profano. Praticam a adoração das forças da natureza.

Com o progresso do homem, ele foi compreendendo os fenômenos naturais e descobriu que as forças que adorava não eram a causa, mas o efeito de uma causa maior. Daí surgiram as diversas religiões.

As religiões se dividem em monoteístas e politeístas.

As religiões monoteístas são aquelas que admitem apenas um Deus.

As principais religiões monoteístas são:

  1. a) Cristianismo que se divide em: Catolicismo Romano; Protestantismo; e Grega Cismática. Há também as igrejas evangélicas.
  2. b) Maometismo ou Islamismo.
  3. c) Mosaísmo ou Judaísmo.

As religiões politeístas são aquelas que admitem mais de uma divindade. As principais religiões politeístas são:

  1. a) Hinduísmo ou Bramanismo:
  2. b) Budismo;
  3. c) Confucionismo;
  4. d) Xintoísmo.

FORMAÇÃO RELIGIOSA – A RELIGIÃO COMO BASE DA MORAL E O RESPEITO A TODAS AS FORMAS DE RELIGIÃO

 A Religiosidade do homem se manifesta na sua crença em uma divindade. É a tendência natural que o ser humano tem para a adoração daquilo que julga divino e, portanto, superior a ele.

A formação religiosa é feita pela Família, pelas diferentes Igrejas e pela Sociedade em que cada um vive. A Religião tem sido a determinadora da conduta do homem. Ela funciona como um freio aos excessos na conduta dos homens.

É a Religião, que através da evolução dos mitos estabeleceu um código para a conduta humana, determinando o que é certo e o que é errado. A Religião procura preparar o homem para uma vida correta através da sua purificação espiritual.

O Budismo, o Maometismo, o Confucionismo, por ex., são conjuntos de princípios filosóficos e morais. O Maometismo surgiu numa época em que reinava a completa anarquia moral.

As Religiões, portanto, sempre procuraram restabelecer os princípios básicos da conduta moral humana, além de apresentar normas de conduta para com uma divindade criadora. Cada religião interpreta a seu modo a forma de se chegar à perfeição para alcançar uma vida superior no além. Nós devemos respeitar todas as formas de religião, pois elas são uma forma de identificar o ser humano com o seu Criador: Deus.

Significado da Oração:

Oração é uma prece, reza, súplica a Deus.

Orar a Deus é pensar nele, é aproximar-se dele, é pôr-se em comunicação com Ele. Através da Oração podemos louvar, pedir e agradecer.

TRADIÇÕES RELIGIOSAS NO BRASIL 

O Brasil é a maior Nação Católica do mundo.

A primeira religião professada aqui foi trazida pelos descobridores. A primeira manifestação religiosa foi a celebração da 1ª missa por Frei Henrique Soares, ainda no Ilhéu da Coroa Vermelha, antes de pisarem em terra firme.  A segunda missa, já em Porto Seguro, foi rezada em 26 de abril de 1500. Esta nova cerimônia contou com a presença de todos os tripulantes da esquadra de Cabral e de índios tupinambás.

Nas expedições posteriores vieram padres e frades, missionários diversos que construíram capelas e igrejas nos mais variados pontos da nova terra, iniciando a propagação da fé. Os povoados surgiram junto a essas capelas e igrejinhas erguidas em sinal a santos padroeiros.

Com o tempo os povoados tornaram-se vilas e depois cidades. As gerações se sucederam, mas a fé cristã permaneceu. O brasileiro é de espírito livre, aberto às influências desse espírito religioso que tem suas bases na tradição ocidental da religião cristã.

No Brasil há liberdade de religião. Para cá vieram povos de diversas raças e credos religiosos. A liberdade religiosa é garantida pela Constituição, a Carta Magna da Nação Brasileira.

 

 

martinasanchez Martina Sanchez

Sou paulista, nascida em Piraju. Formação universitária (Geografia e Pedagogia); Escritora. (Literatura infantil e Infanto-juvenil) – pesquisa em Naturismo, Esoterismo e Ciências Avançadas; e Poesias (inéditas). Em busca de novos horizontes espero partilhar conhecimentos, experiências, valores e sonhos por um mundo de Paz, Luz e Fraternidade. O entusiasmo pela novidade nos levou sempre a enfrentar os desafios e nos ensinou que a vida só tem valor se “cultivarmos nosso jardim” com boas realizações.

 


 

Outros Tópicos do tema

EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – I
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – II
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – IV
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – V
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – VI
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – VII
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – VIII
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – IX
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – X
EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA – XI


Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: