A distância entre pobres e ricos no Brasil, o dilema eterno!

desigualdade1Uma realidade que experts em cálculos tentam comprovar de uma maneira ou outra para justificar esse ou aquele ponto de vista político. Mas cá entre nós, pobres coitados desta Nação, podemos dizer que já sabemos e sentimos por antecipação a existência do aumento do distanciamento entre as camadas da sociedade. E não seria surpresa alguma admitir que esse aumento do distanciamento se deu na última década no País.

Nestes últimos anos, abusou-se no uso de subterfúgios para criar engodos à população mais pobre. Com o advento das tais bolsas para isso, bolsas para aquilo, do tal Seguro Desemprego criou-se uma falsa impressão de que as coisas tinham melhorado ao pobre trabalhador. Ao mesmo tempo em que o governo dava-lhes esta falsa impressão, tomava-lhes as ofertas de vagas de trabalho.

desigualdade2As “fichas começam a cair” ao povo agora que a grande maioria demitida há algum tempo atrás, não encontrou novo emprego porque não achou ou porque não procurou mesmo e o maná deixou de cair do céu. Aos que vivem profissionalmente das miseráveis “bolsa para tudo”, descobriram-se mais empobrecidos ainda e com o agravante de que perderam o costume de buscar ganhar algum dinheiro com seu suor.

Aquela tão cantada e decantada estrofe que dizia que “a classe pobre subiu à classe média”, ruiu-se. A mentira foi desmascarada e os pobres se descobriram pobres de verdade. Muitos se meteram em financiamentos infindáveis na aquisição de bens supérfluos ou posse não condizente com seu modo de vida e caíram num buraco ainda maior do que antes estavam.

#Disse
Carlos Leonardo

 

desigualdade3

 

Assuntos correlatos já abordados
Com desistentes, taxa de desemprego no Brasil seria quase o dobro da atual
Cai uso de cartão de crédito nas compras feitas em shoppings2121
Exaltar o que no “First of May” no Brasil?
E agora José?
Metade dos quem têm diploma ganha até 4 salários mínimos
Inflação reverte tendência e agora é maior para pobres, diz estudo


Fonte de dados: A Folha de São Paulo
Artigo publicado: Escalada do desemprego acelera desigualdade de distribuição de renda

Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: