Empáfia ou Irresponsabilidade?

seg1Às vezes me pego pensando e procurando entender: “o que é e o que pensa o brasileiro”.
Ouvindo a reportagem de Víctor LaRegina, um repórter da rádio Jovem Pan, onde entrevistava o general Luiz Felipe Linhares, assessor de grandes eventos do Ministério da Defesa, sobre os riscos de haver atentados terroristas durante a Olimpíada no Rio de Janeiro.

Arrepiei-me todo e não foi por emoção ou felicidade pela certeza do general, o que senti foi uma tremenda sensação de medo pela certeza que esse homem quer passar à sociedade brasileira e talvez polir o rótulo manchado do evento na mídia internacional. Esse endeusamento dos consistentes poderes de segurança do Brasil ou talvez essa demonstração de total irresponsabilidade no uso das palavras, ditas sem qualquer análise aprofundada das consequências possíveis pode carrear problemas que sofrem outras nações para a nossa, simplesmente pelo desafio lançado entre linhas na declaração publicada.

Corpo de Bombeiros e Polícia Militar da Bahia  realizam uma simulação de segurança na Arena Fonte Nova,  como parte do plano de segurança para as Olimpíadas 2016. Foto: Camila Souza/GOVBA
Corpo de Bombeiros e Polícia Militar da Bahia realizam uma simulação de segurança na Arena Fonte Nova, como parte do plano de segurança para as Olimpíadas 2016.
Foto: Camila Souza/GOVBA

Não estou dizendo aqui que haverá algum atentado em solo brasileiro e “queira Deus” que toda essa certeza do general se realize, mas não poderíamos nós estar usando de tanta soberba para realçar a sorte de nunca estarmos incluídos nos roteiros destrutivos desses grupos radicais. Ele deveria se lembrar de que, apesar de que com as técnicas anti-atentados terroristas existentes nas polícias e setores de Segurança no mundo, quando elas falham o preço em perdas de vidas é enorme e não se restringe a uma raça isoladamente, envolve todos os que estiverem às voltas.

seg2Temos sim que tomar todas as providências a evitar possíveis problemas dessa monta, me considero um ignorante nessa área, mas acredito piamente que nesses casos e principalmente, nesses casos, o silêncio, o segredo é a razão do sucesso, ou não é?

Veja na íntegra a reportagem que contém um anexo de som com a entrevista. Vale a pena ler e ouvir.

#Disse
Carlos Leonardo

Artigo base da análise
Probabilidade de terrorismo “é muito pequena”, garante chefe de segurança da Rio 2016

Fonte: jovempan.uol.com.br


Leia também os artigos correlacionados:


 

Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: