Liberdade de Pensamento


lpens2Nesta data, catorze de julho, comemora-se o Dia da Liberdade de Pensamento, data esta que marca o início da Revolução Francesa com a Queda da Bastilha. Em Agosto de 1789, a França em Assembleia Nacional Constituinte aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

“Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião” e “Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão” estes trechos foram retirados nos artigos XVIII e XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948.


lpens1Deveríamos hoje estar pesarosos e muito pensativos quanto ao tema, ele não é muito respeitado pelo mundo afora, no Brasil, temos dois agravantes que se somam as já conhecidas dificuldades existentes, a imposição do poder administrador e também o quase total desconhecimento dos direitos individuais da pessoa, pela população.

Somos uma recém-nascida democracia, não temos ainda vivência suficiente para que a grande maioria da população por si só, tenha qualquer opinião definitiva sobre seus direitos e deveres. Trazemos calcado em nossos genes um histórico de convivência com regimes impositores e quando tivemos a oportunidade de eleger um líder, o fizemos erradamente e elegemos um representante intimamente ligado a um regime político que impõe metodologias e palavras nas bocas brasileiras.

lpens3Há muitas tentativas por parte dos poderes constituídos de imposição de leis que restringem a voz popular, a mídia e tudo o que não for alinhado às suas ideias, elas são destruídas pela máquina. Bebendo das fontes monetárias governamentais, muitos órgãos publicitários trazem à população matérias distorcidas e de alto poder de convencimento para um povo incauto, desrespeitando completamente o direito do livre pensamento.

No momento em que estamos passando, a partir de uma visão externa, podemos claramente ver que no País há duas linhas de pensamento, de posicionamento político, os prós e os contra o governo empossado e afastado por impeachment. Dentro dessas duas linhas existem “n” conceitos políticos diversos que raramente se acordam entre si, mas o problema maior está no entendimento do povo integrante desses grupos políticos isolados. Existe a maior confusão nas cabeças, e o desconhecimento de seus direitos faz com que o povo siga à cegas o que lhes dizem, o que lhes parece em seu benefício, sem se aprofundar no estudo das leis que regem seus direitos…
Acima de tudo, nosso problema é cultura!

#Disse
Carlos Leonardo

Artigo base da análise
Dia 14 de Julho é o Dia da Liberdade de Pensamento

Fonte: Universidade UGF

 

Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: