Influências ideológicas – Momento confuso

influenc1Estamos vivendo um momento ímpar em nossa história, a grande maioria de nós brasileiros fomos criados sob a égide da liberdade vigiada, uma liberdade aparada pelo respeito ao próximo, ao direito do próximo de também ter liberdade. Muito embora o mundo mostrasse-nos outros pontos de vista, outros conceitos de liberdade, outras formas de liberdade, ainda assim permanecíamos fiéis aos conceitos recebidos de nossos pais que os receberam dos seus.

influenc2Mas de repente fomos afrouxando as rédeas dessa forma de agir, deixamos de ser austeros e firmes em nossa missão de transmitir aos nossos filhos essa metodologia de pensamento que recebemos. Alguns de nós deixamos de acreditar nos benefícios, às vezes árduos, dessa forma de pensar. Pela maneira mais liberal de aceitar as transformações, pelo comodismo em nossas responsabilidades, pelo modernismo que o mundo nos impunha, pela aceleração da velocidade de acontecimentos das coisas no mundo, tudo isso nos levou a uma mudança radical em nosso modo de pensar em geral.

influenc3Hoje convivemos com uma dualidade de estruturas de pensamento social, por um lado aspiramos pela saudosista segurança em que vivíamos, por uma vida menos custosa, menos falsa e por outro lado, nos descobrimos optantes por uma liberdade livre de qualquer compromisso, uma liberdade quase que anárquica seccionada em facções baseadas meramente em valores superficiais e supérfluos. influenc4Essa liberdade a que ansiamos hoje dividiu-nos em cores de pele diferentes, em classes sociais diferentes, em poderes aquisitivos inatingíveis, em rancor pela presença do adversário conceitual.

Talvez tenhamos que viver ainda dias terríveis para que possamos nos unir novamente em uma Nação. Hoje ela está estraçalhada, seus filhos digladiam-se entre si por quaisquer motivos, às vezes, pelo simples fato de ser ou pensar diferente. Carecemos mais do que nunca de pacificação, de uma pacificação que seja desejada por todos, que seja real e verdadeira, sem reflexos de holofotes para ninguém. Não haverá ganhadores ou perdedores nesse ato, apenas a vida e o ressurgimento de uma Nação é que contará, é que poderá verdadeiramente levantar das cinzas desta batalha inglória, injusta e injustificável.

#Disse
Carlos Leonardo ˄˅

Artigo base da análise
Dicas para se livrar de influências ideológicas (não só na escola)

Fonte: Notícias UOL

 


Leia também os artigos correlacionados:


============ DEIXE ABAIXO, SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO ============

Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: