Um evento gigante com problemas gigantescos!

olimpiada1Nesta sexta-feira, dia cinco de agosto, oficialmente iniciam-se os jogos da XXXI Olimpíada que se realizarão na cidade do Rio de Janeiro/RJ e algumas outras cidades brasileiras em eventos isolados. Foram quase sete anos para dar forma ao evento, mas como somos brasileiros, adivinhe, ainda estão terminando de construir alguns prédios e remendando outros que já se estragaram antes de serem usados. olimpiada2Para complicar ainda mais, este enorme evento estará acontecendo num momento ruim da Nação, estamos em plena recessão, com processos nas esferas políticas de muita monta.

olimpiada3As festividades de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro se darão no estádio do Maracanã, mais os jogos acontecerão em outras trinta e seis sedes pela cidade. Dez mil e quinhentos atletas de duzentos e seis países diferentes demonstrarão suas habilidades em três mil, seiscentos e seis disputas em quarenta e duas modalidades esportivas, durante dezessete dias.

olimpiada4A delegação brasileira conterá quatrocentos e sessenta e cinco atletas sendo duzentas e nove mulheres e duzentos e cinquenta e seis homens.

Foram gastos trinta e nove bilhões em projetos e obras de infraestrutura, o governo federal desembolsou ainda mais dois bilhões e novecentos milhões pelo decreto de calamidade pública por conta da crise financeira do estado do rio de Janeiro. Desse total, foram direcionados seiscentos e cinquenta milhões para segurança, contratando-se oitenta e oito mil pessoas para policiamento: militares, segurança pública, defesa civil e ordenamentos urbanos. Foi investido um bilhão e seiscentos milhões na compra de novecentos e oitenta mil equipamentos esportivos, setenta e duas mil mesas e trinta e quatro mil camas. Serão servidas onze milhões de refeições.

Passados esses quase vinte dias de eventos e festividades iremos começar a sentir o que os Jogos Olímpicos nos legaram, começaremos a lamber as feridas abertas, começará a guerrilha na busca de culpados pelo rombo exposto. Sempre foi assim e assim será em tudo o que é faraônico no Brasil. olimpiada6Queiram os deuses do Olimpo que nossas perdas parem por aí, que não se some envolvimento de bandidos instalados nas adjacências da Vila Olímpica, que não haja represálias terroristas como se ameaça acontecer, que tudo transcorra na mais perfeita paz.
A cortina está aberta.
Boa sorte para nós!

#Disse
Carlos Leonardo ٨٧

Artigo base da análise
Os grandes números da Olimpíada no Rio

Fonte: Revista Exame

 

Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: