Desafios do mercado de trabalho aos sessentões

Agência do Trabalhador. Aposentado Marcos Henrique Ribeiro.Curitiba, 16/02/2016. Foto: Orlando Kissner/ANPr
Agência do Trabalhador. Aposentado Marcos Henrique Ribeiro. Curitiba, 16/02/2016. Foto: Orlando Kissner/ANPr

Sim, isso é um problema enorme no Brasil. Com essa onda de desempregos, de extinção de empresas, os empresários restantes optam por contratação de inexperientes recém-formados em suas áreas profissionais. O custo do profissional é menor e ainda tem o benefício de sê-lo construído conforme os interesses da empresa, sem vícios técnicos externos.

Soma-se ainda ao dado técnico citado, o tradicional desprezo pelos mais idosos no mercado de trabalho. Esse detalhe faz com que empresários abram mão do uso da bagagem de experiências acumuladas durante a vida profissional do idoso.

O fato de se aposentarem muito cedo, no conceito governamental, pode-se ser analisado como efeito das famosas aposentadorias compulsórias por insalubridade, muito usual no Brasil por força de lei trabalhista específica e também pelas condições precárias de trabalho existentes ainda hoje. Outro fator agravante na contagem de tempo trabalhado pelo brasileiro é o seu “debute” no mercado de trabalho muito precocemente.

idosos3Em desuso hoje em dia, também por força de lei trabalhista, gerações anteriores exibiam galhardamente suas Carteiras Profissionais do Menor, que eram emitidas para trabalhadores na faixa etária entre os catorze e dezoito anos de idade. Isso era muito comum no Brasil e a grande maioria dos aposentados que hoje sofrem pela diminuição dos valores auferidos, são dessa época.

Essa queda no poder aquisitivo é que determina o retorno em subempregos, desses pobres anciões. O alto e oscilante custo de vida, o comprometimento com medicamentos, às vezes caros e em alguns casos a ajuda a membros mais jovens da família, obrigam o aposentado a buscar vagas no mercado de trabalho.

#Disse
Carlos Leonardo ˄˅

Artigo base da análise
Velho quem? Os desafios do mercado de trabalho para quem tem mais de 60

 

Fonte: UOL

Leia também os artigos correlacionados:

 


============ DEIXE ABAIXO, SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO ============

 

Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: