Senhor Edil – O desconhecido

Edil
Na antiga Roma, funcionário ou magistrado cuja função era observar e garantir o bom estado e funcionamento de edifícios e outras obras e serviços públicos ou de interesse comum, como ruas e o tráfego, abastecimento de gêneros e de água, condições de culto e prática religiosa etc.; nas municipalidades do Império Romano, funcionário administrativo regular, de segundo escalão.

vereador3Nossa conivência com tudo isso que está ocorrendo com nosso País começa-se por essa figura. Um elemento simples, do povo, culto ou não, educado ou não, trabalhador ou o famoso “filhinho de papai”. É por aí que a corrupção começa a dar suas primeiras pontadas em direção ao mandato. Nós ainda selecionamos esses personagens que variam em quantidade dependendo do tamanho de sua cidade, com base em vínculos familiares ou de amizades próximas ou não. Às vezes os elegemos simplesmente com base em sobrenomes importantes de nossa cidade.

vereador4Chegamos às vezes ao cúmulo de por descrédito no sistema eleitoral, por descrédito nas opções eletivas, optarmos pelo “menos pior” ou então pela nulidade de nosso voto. Não paramos para pensar que, por durante quatro anos, essas pessoas próximas a nós, estarão fazendo ou desfazendo coisas das quais iremos conviver. Não temos o hábito de estudar a pessoa em si do candidato, suas intenções para com o cargo, suas experiências no relacionamento com os cidadãos, sua formação pessoal e familiar, seu histórico como cidadão do local em que vivemos.

vereador5Temos que ter em mente que uma vez eleito nosso candidato, ele é só um representante dos cidadãos em uma sala de reuniões chamada Câmara de Vereadores da nossa cidade. Ele é um cidadão comum, não deve se achar em condições superiores em relação aos demais cidadãos, o povo o colocou lá por acreditar em suas propostas e não em suas promessas. É verdade que é o primeiro degrau oficial na política, daí para frente haverá muitos deles a galgar e é por isso que primordialmente deve o eleito se ater a ajudar, a amparar aos cidadãos de sua localidade. vereador6Somente assim obterá bases sólidas de respeitabilidade para suas futuras disputas em níveis superiores.

Nossa responsabilidade não se encerra quando recebemos nosso Título de Eleitor de volta. Na verdade, ela se inicia neste ato, a partir desse acontecimento temos por obrigação acompanhar a vida, os caminhos percorridos pelo nosso representante eleito. Só assim poderemos cobrar dele a execução de seu projeto para junto de nós. Estaremos assim realmente contribuindo com a concretização da cidadania. Estaremos instruindo e direcionando nosso candidato eleito para suas futuras disputas nos níveis superiores da politica nacional. Só assim poderemos um dia ter políticos corretos, políticos com intenções de crescimento para o seu povo.

#Disse
Carlos Leonardo ˄˅

 

 


============ DEIXE ABAIXO, SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO ============

 

 

Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: