Mulheres candidatas, o que aconteceu?

candidatas1Não foi a obrigatoriedade imposta de percentual mínimo de mulheres nas disputas eleitorais, reforçada pela alteração na Lei nº 12.034/2009, que deu mais representatividade à classe feminina na política. Este comentário não tem qualquer posicionamento depreciativo ao mundo feminino e suas reivindicações, mas o que se pode tomar por resultado é a rejeição pelas próprias mulheres ante as suas representantes.

candidatas2Segundo o TSE, do total de candidatos na eleição de dois mil e dezesseis, trinta e um vírgula seis por cento eram mulheres e sessenta e oito vírgula quatro por cento, homens. A região que proporcionalmente elegeu mais mulheres nos cargos de prefeito foi o Nordeste, com um índice de quinze vírgula noventa e nove por cento e as regiões candidatas3Sul e Sudeste ficaram abaixo dos dez pontos percentuais, com sete vírgula zero cinco por cento e oito vírgula nove por cento respectivamente. Atualmente, há baixa participação em cargos eletivos no país, com dez por cento das cadeiras da Câmara dos Deputados e catorze por cento, no Senado.

Isso deixa claramente o recado de que não é pela obrigatoriedade de lei que as mulheres dividirão os cargos mandatórios do País, há algo mais que deve ser provido pela classe, há algo comportamental que tem de ser urgentemente mudado no mundo feminino para essa verdade seja alterada. candidatas4Agrega-se muito valor ao descompromisso masculino em aceitar e ajudar na participação feminina na política, porém, se realmente isso fosse o problema, as proporcionalidades não seriam tão baixas como as apresentadas.

Não como definir o fato sem ser excludente, mas parece que as próprias mulheres não admitem a presença delas na política, os reclamos e reivindicações são objeto de poucas mulheres que integradas em diretórios políticos e que não representam a totalidade do mundo feminino.

#Disse
Carlos Leonardo ˄˅

Artigo base da análise
Apenas 12% das mulheres candidatas foram eleitas para prefeituras

Fonte: EBC

Leia também os artigos correlacionados:
Partidos continuam privilegiando candidaturas de homens e de brancos


============ DEIXE ABAIXO, SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO ============

Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: