189.000 adolescentes – Menores infratores

O QUE SÃO MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
Medidas socioeducativas são as aplicáveis a adolescentes autores de atos infracionais e estão previstas no artigo 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Apesar de configurarem uma resposta à prática de um delito, apresentam um caráter predominantemente educativo, e não punitivo, como advertência e prestação de serviços à comunidade.


dsc024121Como bons brasileiros que somos e agora com raízes vermelhas ocultas, vamos ainda continuar a culpar sociedade pelos infortúnios dessa garotada? Vamos “sair de fininho” dessa responsabilidade também? Podemos bater no peito e aos brados afirmar que a sociedade está sendo tirana com seus dóceis rebentos?

Há algum tempo atrás, as primeiras lições que recebíamos em vida, era a de respeitar o próximo, os mais velhos, a Nação, a ordem. E isso não era dada em escolas, elas eram ministradas no seio do próprio lar. dsc024122Pode-se hoje questionar os métodos aplicados no aprendizado, porém, surtiam efeitos desejados. Optamos por transferir responsabilidades às vezes a pessoas inaptas, em vez de nos especializarmos na metodologia aplicada nesse ensino. Foi muito mais cômodo a simples transferência de ação.

38 e 39 - imprensa.qxdO resultado desse acomodamento das ações familiares na educação de seus filhos é isso que estamos vendo diariamente à frente de nossos olhos. Crianças mal educadas, agressivas, cheias de “pitis” e dengos por qualquer coisa. Crianças que acreditam que as coisas acontecem num estalar de dedos no mundo e é só querer que tudo se realiza, que alguém a satisfará.

dsc024124Professores incompetentes? Sociedade injusta? Ou simplesmente falta de preparação psicológica de pais antes de gerarem seus filhos? A responsabilidade direta dos fatos que hoje são corriqueiros envolvendo menores, são sim dos pais despreparados e de mais ninguém. A sociedade reage repudiando os atos agressores praticados por esses menores de forma genérica, não tem qualquer conotação individualista em relação ao menor, o repúdio é pelo fato e não pelo autor.

#Disse
Carlos Leonardo ˄˅

Artigo base da análise
Em 1 ano, dobra nº de menores cumprindo medidas no país, diz CNJ

Fonte:   G1.globo.com

 


============ DEIXE ABAIXO, SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO ============

Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: