Friamente falando…

lavaajato1Recebemos diariamente uma carga muito grande de informações sobre as roubalheiras e desvios em que o Brasil se sujeitou nestes últimos anos que perdemos a noção de valor, de quantidade. Há tantos políticos e empresários envolvidos em escândalos financeiros que já perdemos o hábito do espanto ante a notícia. Tornou-se uma situação corriqueira o fato de ouvirmos sobre o roubo de fulano, o desfalque de sicrano, e assim vai…

lavaajato2Recebemos com extrema frieza as notícias de que recuperamos alguns valores desviados, ou melhor, foram devolvidos para amenização de pena. Sabemos que isso que está sendo recuperado não representa um montante real do que foi desviado ou roubado do erário nacional, são pequenas parcelas de um montante muito grande que ainda permanece em poder dos acusados. Quando saírem do cumprimento de suas penas, se ainda viverem, terão um futuro garantido para eles e seus descendentes, diferentemente dos pobres brasileiros que “pagaram o pato” pelos desfalques.

lavaajato3Estamos oficialmente satisfeitos com o recebimento de um vírgula seis por cento do prejuízo como devolução. Isso é no mínimo um acordo de cavalheiros entre o Ministério Público Federal e os acusados. Não é possível que fiquemos quietos e aceitemos com as mãos nos bolsos, olhando para o chão uma coisa dessas. Onde estão os reais valores desviados? Foram aplicados? Estão guardados, escondidos?

Ora bolas, se se identifica o destino dessas verbas desviadas, simplesmente o Ministério Público Federal deveria tomar posse imediatamente desses bens, sejam em quais formas estejam. É simplório o fato de imediatamente contabilizarmos a sua falta como prejuízo ao erário. Isso também deveria ser investigado o seu porquê. Lamentavelmente, consertamos e punimos nossos acusados julgados culpados com penas negociadas para que fiquem boas para ambos os lados, lamentável!

#Disse
Carlos Leonardo ˄˅

Artigo base da análise
Dinheiro devolvido pela Lava Jato à Petrobras é 1,6% de prejuízo com corrupção

Fonte:   uol.com.br

Leia também os artigos correlacionados:

  1. Paulo Roberto Costa, delator da Lava Jato, fecha acordo de cooperação com o FBI
  2. Mensalão abriu caminho para Lava Jato, dizem estudiosos
  3. MPF anuncia devolução de R$ 204,2 mi para a Petrobrás recuperados pela Lava Jato
  4. Nada foi feito para futuro não repetir passado, diz procurador da Lava Jato

 


============ DEIXE ABAIXO, SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO ============

Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: