Para aonde caminhas brasileiro?

pardos1Mais de trezentos anos já se passaram da chegada dos negros ao Brasil e parece que a raça negra está tomando conta, está definindo as cores do brasileiro, será isso? Apesar de tantas demonstrações de racismo que existe mundialmente falando e ocultamente aqui no Brasil, parece que está se definindo a cor brasileira.

Eu estava lendo num jornal, uma reportagem na internet, eu não lembro exatamente onde, vou localizar isso e colocar o link logo abaixo desta postagem, mas parece que os pardos, não negros e nem brancos, estão se igualando aos brancos em termos de números no Brasil. Isso quer dizer que há duas possibilidades: – ou estamos definindo a cor do brasileiro, a cor oficial do brasileiro ou estamos a caminho de nos tornarmos uma raça negra, totalmente negra.

pardos2Diriam uns que isso é mau, diriam outros que isso é bom. Não sei, não consigo optar nem por coisa ou outra, prefiro ficar com os pardos, eu sou um pardo, me considero pardo. A tendência é que nos próximos anos, nos próximos cinquenta, cem anos, os pardos ultrapassem a quantidade de brancos no Brasil e essa definição de um Brasil branco, de um Brasil elitista, de um Brasil que subvaloriza os tons de diferentes do branco, pode começar a mudar a partir do instante que a maioria da população brasileira se transforme em parda.

pardos3Por isso que fico pensando que hoje, todos esses disse-me-disse, dessas brigas políticas, grupos de representatividade de raça, tudo isso deixará de existir, não é? Tudo isso perderá seu valor, seus objetivos, quem sabe será melhor assim, não é? Não deveria existir uma supervalorização na cor da pele, não é? Afinal de contas, todos oficialmente, são filhos de Deus, para os que creem. Não é? E para os que não creem, não acredito que seja a cor de pele que irá mudar alguma coisa.

pardos4O que nos deixa ficar contente, esperançoso é que essas pessoas que têm atitudes racistas, de ambos os lados, racismo não acontece só contra o negro, o racismo pode ser contra o branco, contra o índio, contra o asiático, não é? Qualquer um deles, qualquer pessoa, racismo é quando você exclui qualquer coisa, qualquer raça da sua comunidade, não é?

Então essas pessoas deixarão de ter motivo para tais coisas. Ou ao menos diminuirá no Brasil essa pressão oculta, esse acontecimento de que “não existe racismo no Brasil”.

#Disse
Carlos Leonardo ˄˅

Artigo base da análise
População parda quase se iguala à branca, diz IBGE

Fonte:   Notícias – Terra

 


============ DEIXE ABAIXO, SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO ============

Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: