Leis protetivas, onde?

cintoseg1Convençam-me, por favor, de que estou errado.
No Brasil, leis, principalmente quando se fala de trânsito, são impostas à população para atendimento a interesses industriais, comerciais ou de investidores em geral. Não há e nunca houve a finalidade educacional nessas leis. O conceito de educação no trânsito ainda está implícito naquele famoso livretinho das autoescolas e nada mais. São regras básicas e autossuficientes, se fossem cumpridas à risca.

cintoseg2Já teve oportunidade de ver aquelas maquetes montadas pelas polícias de trânsito ou rodoviária em shoppings e eventos públicos infantis, onde as criancinhas brincam em velocípedes e um guarda todo orgulhoso de si, fica dando sinais e informações de como fazer, por onde andar, entender as famosas três cores do semáforo… Já viu algo mais inútil que isso? Para a criança é só uma brincadeira que em breve se esquecerá, para os adultos é uma ação social informativa e educacional, com todo respeito aos contrários, pura demonstração de status social, só isso.

cintoseg4Pois é, olhem o caso desses tais cintos de segurança. Quero me posicionar dizendo que não contra o uso deles, eles realmente fazem o que deles se espera, ajudam em nossa proteção. Mas a polêmica pode ser aberta quanto à aplicabilidade da lei, vejamos. A obrigatoriedade do seu uso nos carros é aplicada, já nas vans e minivans escolares, não. Uns defenderiam a justificativa para tal diferenciação como problema técnico e de viabilidade no uso e aí eu me pergunto: -“não havia técnicos para preverem tais problemas, antes de colocarem a lei em votação?” ou simplesmente havia um interesse maior de se vender “cintos de segurança”?

cintoseg23A mesma situação se aplica aos coletivos municipais e intermunicipais que normalmente trafegam apinhados de gente e não é tomada nenhuma providência quanto a isso. O “policiamento preventivo” preocupa-se com os veículos de passeio e se esquecem da possibilidade de acontecimento de possíveis tragédias por problemas técnicos na instalação de cintos de segurança e controle de quantidade de passageiros nos coletivos.
Convençam-me, por favor, de que estou errado.

#Disse
Carlos Leonardo ˄˅

Artigo base da análise
Contran suspende obrigatoriedade de cadeirinhas em veículos escolares

Fonte:   G1.globo.com

Leia também os artigos correlacionados:

  1. Após polêmica, polícia rodoviária do RS aceita luz de LED como farol baixo
  2. Detran-MA pede multa ao Denatran por exigência de exame toxicológico
  3. Justiça Federal suspende exigência do exame toxicológico no Maranhão
  4. Detran-PB pede suspensão de exigência de exame toxicológico


============ DEIXE ABAIXO, SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO ============

Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: