Como esperar que este País evolua?

Fala-se muito da má qualidade do ensino no Brasil, aponta-se o diretamente o governo federal e o baixo salário pagos a esses profissionais de ensino, como culpados pelo fracasso educativo nacional. Mas é muito fácil se identificar causas complementares a essas afirmações, vejam o que os levantamentos do Censo Escolar nos mostram. Essas afirmações nunca foram desconhecidas pelo povo e muito menos pelas autoridades competentes e responsáveis pela gestão, apenas fez-se “vistas grossas”, como sempre se faz por estas santas terras.

Mas quando uma mídia de nome e respeitabilidade levanta a ponta do tapete, a poeira se expande e começa a grudar em pessoas que até então estavam cegas, surdas e mudas. Não sabiam de nada, não viam nada e para contento geral, não falavam nada com ninguém. Prático, não é? Vivemos reclamando dos pelos dos cachorros em todo lugar, mas não nos preocupamos em lavá-lo, não é assim?

Como pode uma nação esperar que professores mal formados ou sem nenhuma especialização produza alunos com o conhecimento necessário para se tornar um bom cidadão, um bom profissional. Professores com especialização voltada a uma determinada matéria, ministra em outra especialidade aos alunos, logicamente a parte didática quase sempre é comum entre elas, porém as especificidades de algumas matérias não as são. É uma irresponsabilidade de o preceptor assumir a responsabilidade de ensinar jovens em matérias das quais não domina.

Simplesmente passar matéria lida da maneira que as entendeu, nas leituras dos manuais explicativos, é robotizar o ensino e com isso, alunos não podem dirimir suas eventuais dúvidas. Falta-lhes o conhecimento da especialização do professor. Esse é o ônus que a sociedade paga por economizar no pagamento de professores especializados matéria a matéria. Como esperar que um professor de química possa lecionar sobre matemática?

#Disse
Carlos Leonardo ˄˅

Artigo base do comentário
Quase 50% dos professores não têm formação na matéria que ensinam

Fonte:   Folha.uol.com.br


 

Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: