Fraudes na venda de medicamentos

Num país famoso chamado “Fraudelândia”, as autoridades ditas sérias devem mostrar atitudes sérias, não é verdade? Sim! Abaixo de uma Carta Magna em que a maior lei regente é a “de Gerson”, um povo que se debate e se achocalha todo para se encaixarem em uma sociedade que elege como modelo o espertalhão para ser seu exemplo de sapiência, as autoridades governamentais tem de manter “as barbas de molho” para que tudo não vá ralo a baixo…

Uma herança do até então visionário Presidente Lula da Silva, criou-se o programa Farmácia Popular que com o decorrer do tempo, ameaças de encerramento e melhorias sistemáticas, fizeram desse sistema um baluarte de apoio à população idosa ou dependente de medicamentos de uso constante. Mas como tudo nesta terra, o desencadear de um processo, necessariamente passa pelas mãos sujas dos fraudadores contumazes. E ela também foi arranhada por isso.

O Ministério da Saúde então realizou uma força-tarefa com o objetivo de aperfeiçoar o programa Farmácia Popular, bem como evitar fraudes na venda desses medicamentos.  De acordo com dados do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), foram identificadas irregularidades recorrentes no que diz respeito a doenças de incidência raras em determinadas faixas etárias.

A partir de agora passam a valer os critérios de validação do status do CNPJ das farmácias credenciadas junto à base da Receita federal; validação das informações com base no Cartão Nacional de Saúde e critérios de idade para venda de medicamentos por patologias, da seguinte forma:

  • dislipidemia (colesterol alto) – idade igual ou maior a 35 anos;
  • osteoporose – igual ou maior a 40 anos;
  • parkinson – igual ou maior a 50 anos;
  • hipertensão – igual ou maior a 20 anos;
  • contraceptivos – igual ou maior a 10 anos e menor que 60 anos.

Medidas de contenção e de estreitamento no acompanhamento da execução de programas sociais, sejam eles quais forem, são bem vindos. Nós nos conhecemos, sabemos do nosso poder para pequenos e inofensivos desvios. Difícil de admitir, mas é isso mesmo, é assim que somos… Parabéns governantes!

#Disse
Carlos Leonardo ٨٧

Reportagem base na opinião:
Programa Farmácia Popular ganha novas regras para evitar fraudes
Fonte: Portal da Saúde

Para você, um “Convite à Prosa…
Que você acha da medida governamental? Complica ou ajuda?

 


 

Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: