Dieta Vegana – Até onde essa opção é válida?

Por mais que os defensores dessa cultura encontrem “n” justificativas para sua adesão, para nós, simples e viciados mortais, é algo inusitado e até difícil de entender. É certo que estamos adquirindo consciência de respeito às vidas animais, começamos a rejeitar a ideia de abatê-los para consumo em refeições, mas essas alterações no modo de vida podem levar a consequências graves futuramente.

Desde que o homem é homem na história, a alimentação carnívora sempre esteve presente em sua vida. Talvez o problema esteja na forma desmedida e de alta produção de carnes ao mercado é que estejam mexendo com as cabeças de adultos e jovens. Perdemos a naturalidade de se abater animais em quantidade suficiente para nosso consumo. As comodidades de não termos que fazer esses procedimentos, na verdade, cruéis, incentivaram a criação de indústrias de abates a cada dia em maiores quantidades para atender ao mercado de revenda, não especificamente o de consumo.

O questionamento que nos chega é como iremos substituir os nutrientes oriundos das carnes animais em nosso corpo, como iremos substituí-los? Estaremos sujeitos à ingestão de químicos para repor? O sentimentalismo respeitável a que aceitamos será assim tão importante ao ponto de comprometer nossa estabilidade de saúde num futuro envelhecimento?

Paramos para pensar que se deixamos de comer carnes, somos obrigados a comer hortaliças, tubérculos e outros tipos de vegetais. A pergunta é inevitável: “Esses vegetais não têm vida própria também?
A nossa sensibilidade aguçada não é levada ao nível de entender que tudo o que existe na Terra tem vida própria? Até as pedras a tem. Somos uma reunião de átomos isolados que se unem por uma força superior dando forma a tudo o que existe.

#Disse
Carlos Leonardo ٨٧

Reportagem base na opinião:
Adolescentes aderem cada vez mais à dieta vegana; saiba riscos e benefícios
Fonte: Globo

Leia também os artigos correlacionados:

Para você, um “Convite à Prosa…
“Qual é o seu posicionamento sobre esse conceito?”

 

Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: