Mais que sabido, já era sentido

Vendas do varejo caem 1,9% entre fevereiro e março, diz IBGE

O anúncio desses números pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), espelha uma triste realidade já há muito sentida pelos furados bolsos dos brasileiros. Desde a passada euforia consumista criada pela fantasia vermelha que assolou o País por alguns anos, os brasileiros vem amargando a cada vez mais o esmagamento de suas rendas mensais.

Está cada vez mais desesperado ao ver que a cada mês seu salário encurta, sobram dias e falta verba para fechar o mês. As políticas econômicas não o ajudaram durante todo esse tempo, os bancos numa atitude de autoproteção e aproveitamento da situação de instabilidade econômica do País, elevaram os juros a níveis astronômicos. Isso foi o tampo que encerrou as possibilidades de compras e financiamentos por parte dos consumidores brasileiros.

Estava estartada a roda inflacionária. A velha e conhecida sequência de desastres foram se sucedendo e culminou com o aumento do medo por parte do trabalhador que ainda permanecia ativo. Perder sua vaga de trabalho é um fantasma que o ameaça noite e dia. Retraído, ele não se aventura a novas compras, procura desesperadamente pagar suas dívidas e se possível, reservar um pouquinho de dinheiro para emergências.

É… O povo já sabia disso, IBGE.

#Disse
Carlos Leonardo ˄˅

Artigo base da análise
Vendas no comércio caem em março e têm pior resultado para o mês em 14 anos
Fonte: Globo

Para você, um “Convite à Prosa…
“Você desconhecia esse efeito?”

 

Vamos comentar isso?

%d blogueiros gostam disto: